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RioCard

Além de soluções para pagamentos de transporte público por meio eletrônico , também oferece gestão de benefícios de gratuidade e serviços para os RHs das empresas , como o Gestão +VT e o Facilita +VT , sempre buscando agregar facilidade na vida do usuário.

Acesse o site “Para Empresas” aqui e faça seu cadastro para poder solicitar cartões e comprar créditos.

Você pode comprar através do nosso site “Para Você”, neste link, ou em uma de nossas lojas, nestes locais.

Você pode obter informações sobre gratuidade aqui ou pelo telefone 4003-3737.

Em todos os casos será emitido um boleto de cobrança da taxa pela não devolução do cartão, porém você poderá solicitar isenção de pagamento em caso de roubo ou furto do seu cartão caso tenha um boletim de ocorrência relatando o fato.

O valor da cobrança é calculado em sete vezes o valor da tarifa básica do Município do Rio de Janeiro.

Se for um cartão Expresso cadastrado em seu CPF, basta acessar o site www.cartaoriocard.com.br com o login e senha, solicitar o cancelamento do mesmo e a emissão da 2ª via.
Se for um Vale-Transporte, solicite ao RH de sua empresa que faça o cancelamento do mesmo e a solicitação da 2° via.
Para ambos os casos, o cancelamento também pode ser solicitado através do RioCard Responde (21) 2127-4000.

Em caso de mau funcionamento, procure uma loja RioCard para análise técnica. Caso seja constatado o defeito será emitida uma nova via gratuitamente para o usuário.

O cartão que ficar mais de 120 dias sem utilização será bloqueado , por questões de segurança.
Você poderá efetuar o desbloqueio realizando qualquer um dos passos abaixo:
– Dirigindo-se a uma loja RioCard (venda ou multisserviços) e solicitando o desbloqueio, ou
– Encostando seu cartão em um terminal de consulta.
Para encontrar o local mais próximo de você acesse mapa.riocard.com .

Não, não afeta. O bloqueio do cartão é uma ação de segurança para garantir os créditos.

Entre em contato com o RioCard Responde através do telefone (21) 2127-4000 opção 7, nas redes sociais ou vá até uma loja RioCard. É necessário possuir as seguintes informações:
– Local e n° do terminal;
– Data e hora do fato (aproximada);
– Valor inserido;
– N° do cartão.
Caso o cartão não esteja cadastrado no site da RioCard, será necessário apresentar os comprovantes de recargas anteriores.

Você pode devolvê-lo em nosso posto de coleta de achados e perdidos, na Loja RioCard localizada na Av. Nilo Peçanha 26A, Centro, Rio de Janeiro.

Os cartões podem ser recarregados para serem reutilizados ou devolvidos em uma loja RioCard.

Dirija-se a uma loja RioCard ou entre em contato com o RioCard Responde (21) 2127-4000 para solicitar a devolução do valor pago em duplicidade.
É necessário possuir os comprovantes de pagamento. A equipe técnica fará uma avaliação do caso e encaminhará para ressarcimento.

 

Em caso de integração tarifária não realizada, o usuário pode acessar o site “Minha Conta” (https://www.cartaoriocard.com.br/minhaconta/login) e verificar o seu extrato de utilização do cartão. Constatando a falta de integração, entre em contato com o RioCard Responde através do telefone (21) 2127-4000, nas redes sociais, ou vá até uma loja RioCard.
Para solicitar esta análise será necessário informar a data em que ocorreu a falta de integração.

Não há um cartão específico do VLT, qualquer cartão RioCard é aceito em todos os meios de transporte. Para devolução dos R$ 3,00 como recompra do cartão RioCard, basta dirigir-se a uma das lojas com o cartão em mãos. Veja os endereços através dos site: mapa.riocard.com

Apenas CNPJ ou CPF, por conta da determinação de identificação do pagador de boletos registrados feita pelo Banco Central. Assim, não será possível criar um novo cadastro utilizando o CEI.

Bilhete Único Aquaviário

Vá a Loja RioCard Nilo Peçanha (Av. Nilo Peçanha, 26A – Centro – Rio de Janeiro) portando original e cópia de sua identidade, CPF e comprovante de residência dos últimos 3 meses em nome do próprio (apenas contas de consumo – água, luz, telefone ou gás) e realize na hora a sua declaração de renda mensal.

 

Serão considerados os seguintes dependentes e documentos:
I – o cônjuge (mediante apresentação da Certidão de Casamento – original e cópia);
II – o companheiro ou a companheira (mediante apresentação da Escritura de União Estável – original e cópia);
III – a filha, o filho, a enteada ou o enteado, até 21 anos (mediante apresentação de documentação comprobatória – original e cópia).

O dependente de posse dos documentos solicitados poderá realizar o seu cadastro sozinho.

Sim, se ele tiver idade acima de 5 anos, pois o benefício escolar não interfere no benefício do Bilhete Único Intermunicipal.

Não. De acordo com a Lei nº 7.506/16, e Decretos 45.746/16 e 45.895/17 terá direito ao benefício do Bilhete Único Intermunicipal pessoas com idade acima de 05 anos e máxima de 64 anos, consequentemente você não terá direito ao benefício aquaviário.

Não. De acordo com a Lei nº 7.506/16, e Decretos 45.746/16 e 45.895/17 terá direito ao benefício do Bilhete Único Intermunicipal pessoas com idade acima de 05 anos e máxima de 64 anos, consequentemente ele não terá direito ao benefício aquaviário.

O benefício tarifário será concedido aos moradores de Paquetá e de Ilha Grande e seus dependentes, cadastrados no Sistema de Bilhete Único Intermunicipal, que possuírem rendas mensais de até R$ 5.839,45 (Cinco mil e oitocentos e trinta e nove reais e quarenta e cinco centavos).

Para os moradores e dependentes que possuírem rendas mensais superiores a R$ 5.839,45 (Cinco mil e oitocentos e trinta e nove reais e quarenta e cinco centavos), será concedido o desconto de 50% sobre a tarifa aquaviária de equilíbrio vigente e tenham realizado a declaração de renda.

Biometria Facial

Para atender ao decreto 45.749/16 que regulamenta a implantação do controle biométrico, uma câmera foi instalada junto ao validador. O sistema de reconhecimento facial calcula as medidas do rosto do passageiro no momento em que ele passa o cartão. Se as medidas não conferirem com a foto do cadastro, um técnico audita o caso e emite um laudo para suspensão do benefício.

Se for a primeira vez que o sistema identificar a ocorrência, segundo o decreto, o usuário receberá a mensagem “recadastre-se” no validador. Se o cartão for Estudante e Bilhete Único Intermunicipal, o titular terá um prazo de 5 dias úteis para recadastramento. Se for Sênior e Vale Social 10 dias úteis.

Caso seja a segunda ocorrência, aparecerá a mensagem “Benefício Suspenso” no validador e o benefício será suspenso por 60 dias. Dentro deste prazo, o titular deverá comparecer a loja novamente para se recadastrar.

Se for a terceira ou mais ocorrências, aparecerá novamente a mensagem “Benefício suspenso” no validador e o benefício será suspenso por 180 dias. Neste caso, o titular do cartão deverá solicitar a reativação mediante aprovação, diretamente a SETRANS.

Você deverá comparecer a uma loja RioCard de posse dos documentos solicitados. Tais como: RG original, CPF original, cartão RioCard e comprovante de residência original (conta de até 3 meses – contas de luz, água ou telefone).

1º ocorrência: A RioCard irá revogar a suspensão no ato do recadastramento e você deverá aguardar 48h para que seu cartão seja reabilitado.

2º e 3º ocorrência: Independente da data do recadastramento, você deverá cumprir o prazo estipulado pelo decreto (2º ocorrência – 60 dias e 3º ocorrência – 180 dias).

Você deve comparecer a uma loja RioCard para que sejam verificados a ocorrência e laudo de seu cartão.

Significa que você pode estar na segunda ou terceira ocorrência ou não se recadastrou no prazo da primeira ocorrência.

Para Estudante e Bilhete Único Intermunicipal, o prazo é de 5 dias úteis e Sênior e Vale Social, o prazo é de 10 dias úteis.

Seu benefício permanecerá suspenso até que você realize o recadastramento.

A partir do momento que você passou seu cartão em um ônibus com câmeras de reconhecimento facial, o sistema fará a leitura baseado naquela imagem captada.

Sim, você deverá verificar entrando em contato com o RioCard Responde através do telefone (21) 2127-4000.

Estudante SEEDUC, Vale Social, Sênior e BUI.

Loja Online

É um site para aquisição de produtos RioCard.

 

Não, você também pode utilizar seu CPF se for uma pessoa física.

– Entrega domiciliar: cinco dias úteis após a comprovação de pagamento.
– Retirada na loja (rua Nilo Peçanha, 26 A, Centro/RJ): três dias úteis após a comprovação de pagamento.

Efetue o login na Loja Online, vá em “Pedidos”, consulte o campo “Pedidos em andamento”.
Os possíveis status são: aguardando pagamento, pagamento confirmado e cancelado.

Para retirada de cartões em loja, basta emitir o recibo de entrega dos cartões solicitados. Este documento fica disponível na área logada do site, menu “Pedidos”, opção “Histórico de Pedidos”. Selecione o pedido e imprima o recibo de entrega. Preencha o recibo e entregue na loja. Sem o recibo de entrega devidamente preenchido, não será permitida a retirada dos cartões.

Boleto ou débito (Itaú Shopline).

Após 15 dias da solicitação, boletos que não tiverem pagamento confirmado serão automaticamente cancelados, assim como o pedido realizado.

Não, eles já são entregues prontos para uso.

 

O cartão Vale-Transporte Rápido poderá ser entregue ao cobrador do ônibus, em lojas RioCard e bilheterias do BRT, valendo R$ 3,00, lembrando que ele também pode ser recarregado nas máquinas de recarga ou nas lojas RioCard.
No ato da devolução não serão aceitos cartões cancelados, quebrados ou avariados.

  • Lojas RioCard e Bilheterias do BRT

Cinco cartões por cliente, apenas cartões sem saldo;

  • Para casos de devolução residual

Apenas nas lojas RioCard;

O saldo do cartão deverá ser menor do que a tarifa básica de ônibus municipal;
Os cartões devem estar registrados pelo comprador no site da RioCard;
Caso os cartões não estejam registrados, devem estar acompanhados da guia de compra, que deverá estar em nome do próprio solicitante ou representante autorizado.
No ato da devolução não serão aceitos cartões cancelados, quebrados ou avariados.

Sim. Todos os cartões RioCard são aceitos em todos os meios de transportes do Rio de Janeiro com bilhetagem RioCard.

Em caso de dúvidas referentes aos pedidos da Loja OnLine, envie um e-mail para vendaslojavirtual@riocard.com.

Para Empresas

Vale-Transporte

O Vale-Transporte é o benefício concedido pela Lei 7.418 que permite ao empregado pagar as despesas de deslocamento entre casa-trabalho-casa. Cartão aceito em todos os meios de transporte , pode ser utilizado até oito vezes por dia. Pessoal e intransferível e recarregável pela internet.

Cartão que pode ser usado imediatamente após a compra, possui as mesmas características de Vale-Transporte (Benefício concedido pela Lei 7.418 que permite ao empregado pagar as despesas de deslocamento entre casa-trabalho-casa. Cartão aceito em todos os meios de transporte e pode ser utilizado até oito vezes por dia.). É um cartão pré-pago, não recarregável e pode ser adquirido para ser utilizado em novas contratações, funcionários temporários ou enquanto espera o tempo de confecção de um novo cartão solicitado pelo site.

Sim. Basta que no momento da solicitação o comprador escolha o tipo de cartão, cadastre o CPF do usuário, o cartão seguirá as mesmas características de benefício tarifário do Bilhete Único, com exceção do Vale-Transporte Rápido.

Os cartões RioCard Vale-Transporte são aceitos em qualquer localidade que possua a bilhetagem eletrônica da RioCard no Estado do Rio de Janeiro. Apenas as tarifas de Bilhete Único são restritas a determinadas regiões. Bilhete Único Intermunicipal é restrito a região metropolitana do Rio de Janeiro, e Bilhete Único Carioca ao município do Rio.

Personalizado Usuário – cartão pessoal e intransferível – apresenta o nome do usuário em seu verso e pode ser habilitado para Bilhete Único. Para se cadastrar no benefício, é necessário ter idade mínima de 06 anos e máxima de 64 anos. Neste tipo de cartão o usuário pode solicitar cancelamento do mesmo em caso de perda ou roubo.
Personalizado Empresa – apresenta apenas a razão social do comprador em seu verso e não pode ser habilitado para Bilhete Único;
Não personalizado ou “ao portador” – não apresenta o nome do usuário e razão social do comprador no verso e não pode ser habilitado para Bilhete Único.

Obs: Nos tipos empresa e portador o usuário não pode solicitar cancelamento do cartão em caso de perda ou roubo, somente a própria empresa ou comprador.Somente os cartões personalizados Empresa e/ou Ao Portador podem ser reutilizados pelo comprador para novos cadastros de usuários.

A recarga é enviada para os validadores das três linhas de ônibus ou do meio de transporte mais utilizado nos últimos 30 dias de uso. Consulte em: https://www.cartaoriocard.com.br/rcc/paraEmpresa/validacaoRecarga para onde sua recarga foi enviada.
Lá, você deve digitar o número do cartão para localizar o meio de transporte ou as três linhas mais utilizadas.

Por medidas de segurança, as recargas ficam disponíveis para serem inseridas nos cartões através dos validadores por um período de 120 dias. Após este prazo, as recargas serão efetuadas somente nos Terminais de Consulta. Para localizar o Terminal de Consulta mais próximo, acesse: mapa.riocard.com

 

Recarga pendente é toda recarga adquirida pela internet que aguarda espaço no cartão.
Por uma questão de segurança, o cartão de transporte tem um limite de até duas recargas gravadas, que podem ser visualizadas no saldo do cartão. Ao término de utilização de uma das recargas gravadas, automaticamente, é inserida a próxima recarga pendente.
No site Minha Conta, o usuário pode visualizar o valor total de recargas disponíveis para serem gravadas no cartão.

Cartão personalizado usuário (apresenta apenas o nome do funcionário): O cartão pertence ao usuário. A empresa deve desassociar o funcionário pelo site e devolver o cartão ao mesmo no ato da demissão. Acessar o cadastro do usuário, inativar o mesmo com motivo: demissão. Atenção: A inativação por demissão é irrevogável.
Nos demais tipos de personalização: o cartão poderá ser aproveitado pela própria empresa para outro funcionário e não necessita ser entregue ao usuário em caso de demissão. No caso do cartão personalizado usuário, se empresa não fizer a desassociação, e o usuário for até uma loja RioCard fazer esta solicitação, a empresa receberá uma cobrança referente ao serviço extraordinário de desassociação.

A empresa deve acionar o (21) 2127-4000 ou acessar o site www.cartaoriocard.com.br/paraEmpresa e solicitar imediatamente o cancelamento do cartão. Prazo para o cancelamento físico é de até 48 horas.

Somente cartões registrados no site, poderão ter os créditos remanescentes transferidos para a nova via.
O saldo remanescente do cartão cancelado será disponibilizado para Bolsa de Crédito do Usuário, quatro dias corridos após o pagamento da cobrança gerada pela não devolução do cartão, conforme Termo de Comodato.

O cartão que ficar mais de 120 dias sem utilização será bloqueado , por questões de segurança.
Você poderá efetuar o desbloqueio realizando qualquer um dos passos abaixo:
– Dirigindo-se a uma loja RioCard (venda ou multisserviços) e solicitando o desbloqueio, ou
– Encostando seu cartão em um terminal de consulta.
Para encontrar o local mais próximo de você acesse mapa.riocard.com .

 

Não, não afeta. O bloqueio do cartão é uma ação de segurança para garantir os créditos.

RioCard Vale-Transporte adquirido pelo site – pode ser recarregado no site: https://www.cartaoriocard.com.br/rcc/paraEmpresa, nas lojas RioCard, nas máquinas de recarga e no Recarga Fácil.
RioCard Vale-Transporte Rápido – Este cartão é adquirido pelo valor de R$ 3,00 + valor do crédito predefinido. Quando o saldo fica insuficiente para o pagamento da tarifa no ônibus, pode ser entregue ao cobrador, valendo R$ 3,00, será necessária complementação da passagem. Também pode ser recarregado nas lojas RioCard, nas máquinas de recarga e no Recarga Fácil.

Caso deseje reaver o resíduo, procure o tópico “Resgate de resíduo de Vale-Transporte Rápido – Regras” nesta página.

Se o comprador e o usuário forem diferentes (ex: PJ x usuário sem CPF), e o cartão for dos tipos Ao Portador (tipo 01) ou Empresa (tipo 02), o resgate de crédito poderá ser realizado, com devolução dos créditos na Bolsa de Crédito do comprador. Para realizar o procedimento, basta o próprio comprador dos créditos dirigir-se à uma das lojas RioCard, com original e cópia de RG e CPF e uma carta em papel timbrado da empresa solicitando o resgate de créditos.

Se o comprador e o usuário forem diferentes (ex: PJ x PF, empresa x usuário), e o cartão for do tipo Personalizado Usuário, há duas possibilidades:

  1. Só será possível realizar o resgate em dinheiro do valor identificado pelo sistema como tendo sido recarregado pelo próprio usuário, esteja ele ainda associado ao comprador ou não.
  2. Caso o usuário tenha sido desligado da empresa, antes de realizar a solicitação de resgate, o mesmo deve garantir que seu cartão tenha sido desassociado pela empresa, criar uma conta pessoal no site da RioCard e associar o cartão à sua conta. Somente após esse procedimento, ele poderá solicitar o resgate de crédito, comparecendo a uma loja RioCard com original e cópia de RG e CPF, e uma carta em papel timbrado da empresa reconhecendo o desligamento do mesmo e autorizando a devolução dos créditos por depósito em conta ao usuário. Os documentos serão enviados para análise do jurídico, e só então será dado um parecer sobre a devolução ou não dos créditos através de depósito em conta.

 

Sim, por um período de 30 dias a contar da data da mudança da tarifa. Com exceção do benefício tarifário do Bilhete Único Intermunicipal pois este se altera imediatamente na mudança da tarifa e em casos extraordinários.

Dirija-se até uma das Lojas RioCard munido com originais e cópias legíveis dos seguintes documentos:
– Documento original com foto: RG / CNH / CTPS / Passaporte ou Documento de Classe
– CPF
– Comprovante de desvínculo do atual empregador: CTPS com anotação do desligamento ou Via da homologação

ATENÇÃO: Caso ainda possua vínculo empregatício, o atual empregador deverá autorizar o procedimento de desassociação. Solicite o formulário em nosso atendimento.

Dirija-se até uma das Lojas RioCard munido com originais dos seguintes documentos:

– Documento oficial com foto: RG / CNH / CTPS / passaporte ou documento de classe; e

– CPF.

 

Por determinação da Setrans (Secretaria Estadual de Transportes do Rio de Janeiro), periodicamente a RioCard recebe um arquivo oriundo da Secretaria de Fazenda com uma lista de cartões que deverão ser cancelados pois não constam na lista de CPFs ativos.
Caso deseje solicitar novo cartão e resgatar seus créditos, vá a uma loja RioCard portando RG e CPF originais.

Não. Deixar de descontar o percentual de 6% é uma opção de cada empresa e a RioCard não tem ascendência sobre esta opção do cliente, por isso, a regra é a mesma neste caso.

A RioCard não interfere no fornecimento ou cancelamento do benefício dos funcionários das empresas compradoras de Vale-Transporte.

Todos os cartões RioCard, exceto gratuidade, podem ser recarregados pela própria pessoa, mesmo que seja um cartão Vale-Transporte. Para consultar o local mais próximo para recarregar seu cartão acesse: mapa.riocard.com

O sistema informa ao Comprador a existência de um boleto pendente e solicita ao mesmo que efetue o pagamento. Não é possível estornar o valor nem solicitar 2ª via até a regularização deste pagamento.

Os cartões RioCard solicitados pelo site Para Empresa são adquiridos em regime de comodato e estão sujeitos a um limite de cartões não devolvidos. Esta situação só ocorre quando esse limite é atingido. Desta forma, orientamos o comprador a devolver todo cartão que não está sendo utilizado, para não ultrapassar o limite de segurança estabelecido.
É importante esclarecer que, periodicamente, a RioCard envia e-mails comunicando, aos clientes que estejam próximos de atingir o limite, sobre a necessidade de devolução de cartões.

Esta situação pode acontecer quando, no decorrer do processo de produção do cartão, o usuário adquiriu um outro cartão. O sistema identifica essa aquisição e suspende o envio do novo cartão solicitado anteriormente.
Em casos como esse ou de divergência de informações, entre em contato com o RioCard Responde através do telefone (21) 2127-4000, nas redes sociais ou vá até uma loja RioCard, para solicitar a devolução da taxa de entrega.

Todo boleto gerado no site “Para Empresas” terá um prazo de pagamento “contra apresentação” que contará 15 dias + 15 dias para pagamento. Após este prazo (30 dias) o sistema efetuará o bloqueio do comprador para realizar novos pagamentos. A partir deste momento toda vez que o comprador reimprimir o boleto desejado o mesmo aparecerá com um prazo de pagamento de apenas 3 dias.

1 – Não é possível o pagamento de passagens de outras pessoas com o cartão Vale-Transporte, ele é pessoal e intransferível;
2 – O limite de uso é de 24 passagens com valor máximo de R$600,00, a cada período de cinco dias, por cartão;
3 – Só será possível comprar passagens das linhas cadastradas no sistema, para consultar as linhas clique aqui;
4 – Somente os cartões Vale-Transporte habilitados no site da RioCard terão autorização para efetuar o pagamento de passagens em guichês das rodoviárias.

Para habilitar o funcionário para permitir a compra de passagens intermunicipais rodoviárias é necessário realizar a marcação dos funcionários no site da RioCard: www.cartaoriocard.com.br/paraempresa.
A tela de inclusão de usuário possui um campo para que o comprador defina se o usuário será habilitado ou não para a compra de passagem intermunicipal rodoviária. Como padrão, este campo será sempre marcado como “Desabilitar”.

Para consultar as linhas rodoviárias cadastradas no sistema da RioCard para pagamento de passagens rodoviárias acesse cartaoriocard.com.br/paraempresa clique em Consultas / Linhas rodoviárias cadastradas.

Apenas CNPJ ou CPF, por conta da determinação de identificação do pagador de boletos registrados feita pelo Banco Central. Assim, não será possível criar um novo cadastro utilizando o CEI.

Bilhete Único Carioca (BUC)

O benefício tarifário do Bilhete Único Carioca é válido apenas nas integrações entre: dois ônibus, um ônibus e o trem, e um ônibus e o VLT, dentro da cidade do Rio de Janeiro.
Intervalo entre os transbordos: 2h30min;
Intervalo entre as integrações de ida e volta: 1h.

Duas vezes, com intervalo de uma hora entre elas.

Sim. Neste caso você pagará a tarifa comum da localidade em questão.

O passageiro poderá embarcar em um ônibus municipal e integrar com um VLT dentro do município com intervalo máximo entre os dois transbordos de 2h30min e intervalo mínimo de 1h, e cada usuário deve ter seu próprio cartão.

Esta integração possui regras específicas. Para verificá-las, clique aqui.

Resgate de resíduo de Vale-Transporte Rápido - Regras

Se você possui cartão Vale-Transporte Rápido com valores gravados inferiores a uma tarifa modal e deseja resgatar os créditos, veja abaixo o procedimento:

– Para Empresas: o comprador Pessoa Jurídica deverá comparecer a uma loja RioCard credenciada para resgate* apresentar ao atendente a guia de compra, cartão “casco” e carta padrão timbrada pela empresa contendo: identificação, pedido, relação de cartões, autorização para o portador e os dados bancários da empresa.

Os dados bancários da empresa deverão estar impressos na carta apresentada, a mesma deverá ser a titular da conta declarada.

Será realizado o processo de recompra do casco, pagando-se no momento do atendimento R$ 3,00 por unidade, limitando-se a 5 cartões por comprador ao dia.

O valor de tarifa modal mínima, será considerado a do Município da solicitação.

Os valores do resíduo dos cartões Pessoa Jurídica serão depositados na conta corrente da mesma com o prazo de até 15 dias a partir da entrega, com exceção da loja de Campos que necessitará de até 21 dias.

Os clientes que ultrapassarem a quantidade de 5 cartões por dia e tiverem contrato do serviço Gestão+VT deverão entrar em contato com o Comercial RioCard para o tratamento. (e-mail: vendas@riocard.com).

Os clientes que ultrapassarem a quantidade de 5 cartões por dia e que não tiverem contrato de serviço Gestão+VT deverão obedecer ao limite máximo de 5 cartões por vez.

No momento da solicitação o cliente deverá preencher o formulário de pedido de resgate de créditos corretamente.

*Lojas credenciadas para resgate: Madureira, Taquara, São João, São Gonçalo, Teresópolis, Campos, Ipanema e Santa Cruz.

Se você possui cartão Vale-Transporte Rápido com valores gravados inferiores a uma tarifa modal e deseja resgatar os créditos, veja abaixo o procedimento:

– Para você: Você deverá dirigir-se a uma loja RioCard credenciada para resgate* e solicitar o resgate dos créditos de posse dos seguintes itens – cartões VTR que deseja resgatar, guia de compra devidamente preenchida com a lista dos cartões VTR ou cartões que estejam registrados no site e documento de identidade do comprador com foto.

Será realizado o processo de recompra do casco, pagando R$ 3,00 por unidade, limitando-se a 5 cartões por usuário.

O valor de tarifa modal mínima, será considerado a do Município da solicitação.

O saldo residual do cliente deverá ser resgatado a partir de 48h em nova visita a loja.

O saldo residual dos cartões deverá ser resgatado somente aqueles cujos valores não ultrapassem saldo da tarifa modal vigente.

No momento da solicitação o cliente deverá preencher o formulário de pedido de resgate de créditos corretamente.

*Lojas credenciadas para resgate: Madureira, Taquara, São João, São Gonçalo, Teresópolis, Campos, Ipanema e Santa Cruz.

Serviço Extraordinário de Desassociação

Não, apenas para os cartões Vale-Transporte do tipo personalizado usuário.

O Serviço Extraordinário de Desassociação é uma cobrança feita pelo serviço de desassociação realizado pela RioCard em cartões de colaboradores demitidos e não inativados pelas empresas contratantes.A partir de 28/03/2016 os cartões desassociados pela RioCard a pedido do usuário gerarão uma cobrança de Serviço Extraordinário de Desassociação no valor de R$25,00 por cartão para a empresa que não o inativou à época da demissão.

Para inativar ou desassociar um cartão você deve acessar o cadastro do usuário do cartão, clicar em alterar e mudar o status para inativo, motivo demissão.

Caso seu colaborador tenha um cartão personalizado usuário, você deve inativar ou desassociar o cartão do colaborador demitido para que o cartão fique disponível para ser associado a outro empregador e para que este tenha direito ao benefício do Bilhete Único Intermunicipal.

Se você não desassociar o cartão de seu colaborador demitido ele poderá comparecer a uma loja RioCard de posse de seus documentos e solicitar a desassociação do antigo empregador para liberar seu cartão e seu CPF para associar ao novo empregador, gerando a cobrança do Serviço Extraordinário de desassociação para a empresa que não realizou a inativação quando deveria.

Se o Serviço Extraordinário de Desassociação não for pago a empresa ficará impossibilitada de solicitar novos cartões até a quitação do boleto.

Para consultar sobre quais cartões se referem os boletos do Serviço Extraordinário de Desassociação a pagar basta acessar dentro da área logada a aba Comprador e clicar em Serviço Extraordinário de Desassociação e então clicar no Detalhe que aparece na coluna Ação da tabela de boletos.

Será enviado um e-mail para o endereço cadastrado pelo comprador informando sobre a existência de cobrança de Serviço Extraordinário de Desassociação.
Se a empresa tiver boletos de Serviço Extraordinário de Desassociação a regularizar aparecerá, ao solicitar um novo cartão, uma mensagem na parte superior da tela dizendo: “Você possui serviço extraordinário de desassociação pendente de regularização. Favor verificar aqui “. Basta clicar no link e verificar.

Não, apenas para os cartões Vale-Transporte recarregáveis solicitados pelo site do tipo personalizado usuário.

Bilhete Único Intermunicipal - Vale-Transporte

O Bilhete Único Intermunicipal é um benefício tarifário instituído pela Lei 5.628/09 que possibilita a utilização de no mínimo um transporte intermunicipal, dentro de um período determinado, na região metropolitana no Rio de Janeiro.

Intervalo máximo entre os transbordos: 3 horas.

Intervalo mínimo entre integrações de ida e volta: 1 hora.

* Para verificar os valores das integrações, clique aqui.

De acordo com a Lei nº 7.506/16, e Decretos 45.746/16 e 45.895/17 terá direito ao benefício do Bilhete Único Intermunicipal pessoas com idade acima de 05 anos e máxima de 64 anos, moradores do Estado do Rio de Janeiro, com renda mensal de até R$ 5.839,45.

O Bilhete Único Intermunicipal é um benefício que possibilita a utilização de no mínimo um transporte intermunicipal, dentro de um período determinado, dentro de um período determinado, na região metropolitana no Rio de Janeiro.

São considerados meios de transportes intermunicipais: ônibus intermunicipal, trens da Supervia e Barcas.

São considerados transportes municipais: MetrôRio, ônibus municipais, BRT, VLT e algumas estações da SuperVia dentro do município do Rio.

Como o benefício do Bilhete Único Intermunicipal está habilitado dentro de um cartão RioCard, ele pode ser utilizado para pagar qualquer valor de passagem com tarifa integral em qualquer meio de transporte mesmo que não tenha integração de Bilhete Único Intermunicipal.

Sim. Neste caso ele pagará a tarifa integral da localidade ou meio de transporte utilizado.

A Setrans (Secretaria Estadual de Transportes do Rio de Janeiro) por determinação legal através de decreto, regulamentou a possibilidade de um cartão ter o seu Bilhete Único suspenso por alguns critérios, tais como menores de 5 anos, maiores de 65 anos, renda acima de R$ 5.839,45 e uso indevido do benefício. Neste caso a própria Setrans suspende o benefício do bilhete único do cartão.

A suspensão por renda pode ser revogada se o usuário passar a possuir renda menor que o valor estipulado na Lei 8297/19. Para isso, será necessário declarar a nova renda no site https://www.riobilheteunico.com.br/declaracao/login e depois seguir o passo a passo explicado no documento abaixo:

reativacao-beneficio-apos-declaracao-renda.pdf Passo a passo para reativação do benefício do Bilhete Único Intermunicipal

Atenção: a opção para habilitar o Bilhete Único estará disponível na área do comprador do site RioCard a partir do dia seguinte ao da realização da declaração de renda.

Para completar o processo de reativação, o cliente deverá encostar seu RioCard em um validador nas três linhas de ônibus mais utilizados, após 48h, ou em um autoatendimento RioCard a qualquer momento após a realização do procedimento do site.

Não. O cartão continuará válido, não havendo interferência nem no uso nem no saldo do mesmo. O benefício tarifário do Bilhete Único Intermunicipal, isto é, o desconto na integração entre meios de transporte abrangidos por este benefício, deixará de ser concedido para clientes com 65 anos ou mais pois o cartão terá este benefício suspenso.

Sim. Se você quiser habilitar o benefício do Bilhete Único Intermunicipal para seu funcionário será necessário:

• Ter cadastro no site RioCard;
• Acessar o site da Setrans www.riobilheteunico.com.br/declaracao para declarar o salário mensal de seu funcionário;
• Retornar ao site RioCard e continuar o procedimento normal.

De acordo com a Lei nº 5628/10, que estabelece o Bilhete Único Intermunicipal como um benefício individual, não é permitido um usuário ter o benefício em mais de um cartão com o mesmo CPF. O sistema permite que o usuário possa ter mais de um cartão, desde que apenas um esteja vinculado ao CPF e ao benefício do Bilhete Único.

É necessário que todos os seus funcionários tenham a renda declarada, se você já fez a declaração de seus funcionários não precisa fazer novamente. Os funcionários que tiverem renda máxima de até R$ 5.839,45 poderão ter o benefício do Bilhete Único Intermunicipal habilitado.

Apenas para os cartões novos é necessário fazer a declaração salarial imediatamente para que seja possível habilitar o Bilhete Único Intermunicipal.

Se sua senha do site RioCard expirou, o seu acesso ao site da Setrans para a declaração também estará indisponível.

Você precisa primeiro alterar a sua senha no site RioCard, entrar com seu novo login e senha e somente depois disso acessar o site da Setrans para realizar a declaração de renda.

Você deverá atualizar a renda do seu funcionário após atualizações como promoções e mudanças de salário ou desligamento.

É importante que o usuário, que foi desligado de uma empresa, certifique-se de que o empregador no ato da rescisão tenha desvinculado a renda do CPF do usuário no site da Setrans (https://www.riobilheteunico.com.br/declaracao/login). Caso isso não tenha sido realizado, o sistema somará automaticamente as duas rendas, e o usuário perderá o direito ao Bilhete Único Intermunicipal.
É importante esclarecer que o usuário não pode ter no seu CPF o somatório de renda superior ao limite estabelecido pelo Governo do Estado do Rio, de R$ 5.839,45, para concessão do BUI.

Por determinação da SETRANS (Secretaria de Estado de Transportes), nenhum direito remuneratório e/ou indenizatório, eventual ou regular poderá ser desconsiderado para efeitos da aferição da renda mensal. Assim sendo, todos deverão ser considerados para efeitos de cálculo da renda mensal bruta auferida.

Ou seja, no momento da declaração, usuários que recebam somados à seus salários direitos como vale-transporte, vale-refeição, vale-alimentação e outros, terão sua renda declarada considerando a somatória de todos os valores recebidos.

Para Você

Bilhete Único Carioca (BUC)

O benefício tarifário do Bilhete Único Carioca é válido apenas nas integrações entre: dois ônibus, um ônibus e o trem, e um ônibus e o VLT, dentro da cidade do Rio de Janeiro.

Intervalo entre os transbordos: 2h30min;

Intervalo entre as integrações de ida e volta: 1h.

Duas vezes, com intervalo de uma hora entre elas.

Sim. Neste caso você pagará a tarifa comum da localidade em questão.

O passageiro poderá embarcar em um ônibus municipal e integrar com um VLT dentro do município com intervalo máximo entre os dois transbordos de 2h30min e intervalo mínimo de 1h, e cada usuário deve ter seu próprio cartão.

Esta integração possui regras específicas. Para verificá-las, clique aqui.

Bilhete Único Niterói

Segundo a Lei N.º 2851 − 19.07.11 , o Bilhete Único de Niterói é o benefício tarifário praticado no serviço de transporte no município de Niterói , para ser utilizado no período máximo de uma hora, realizando uma integração entre ônibus convencionais e microônibus , sem ar condicionado pagando a tarifa modal vigente. Portanto, qualquer ônibus que não se encaixa nestas características, não fará integração de tarifa única para Bilhete Único de Niterói.

Duas vezes, com intervalo de três horas entre elas.

Não, se você possui um cartão RioCard cadastrado com seu CPF para Bilhete Único Intermunicipal ele estará automaticamente habilitado para Bilhete Único de Niterói e vice-versa.

Regras - Cartões Expresso

Você deve acionar o 21 2127-4000 ou acessar o site www.cartaoriocard.com.br/paravocê e solicitar imediatamente o cancelamento do cartão. Prazo para o cancelamento físico é de até 48 horas.

Em todos os casos será emitido um boleto de cobrança da taxa pela não devolução do cartão, porém você poderá solicitar isenção de pagamento em caso de roubo ou furto do seu cartão caso tenha um boletim de ocorrência relatando o fato.

O valor da cobrança é calculado em sete vezes o valor da tarifa básica do município do Rio de Janeiro.

Somente cartões registrados no site, poderão ter os créditos remanescentes transferidos para a nova via.

O saldo remanescente do cartão cancelado será disponibilizado para Bolsa de Crédito do Usuário, quatro dias corridos após o pagamento da cobrança gerada pela não devolução do cartão, conforme Termo de Comodato.

Após o cancelamento do cartão e o pagamento do boleto, a 2ª via deverá ser solicitada. Assim que chegar a 2° via, desbloqueie o cartão no site: https://www.cartaoriocard.com.br/rcc/paraVoce . Após entrar com seu login e senha. Vá em: Menu Pedidos – Opção Transferência do saldo do cartão cancelado para a segunda via – Marcar o usuário desejado – Clicar em avançar – Clicar em encerrar. Após confirmação, seus créditos serão liberados no novo cartão em até 48 horas.

Em caso de mau funcionamento, procure uma loja RioCard para análise técnica. Caso seja constatado o defeito será emitida uma nova via gratuitamente para o usuário.

O cartão que ficar mais de 120 dias sem utilização será bloqueado , por questões de segurança.
Você poderá efetuar o desbloqueio realizando qualquer um dos passos abaixo:
– Dirigindo-se a uma loja RioCard (venda ou multisserviços) e solicitando o desbloqueio, ou
– Encostando seu cartão em um terminal de consulta.
Para encontrar o local mais próximo de você acesse mapa.riocard.com .

Não, não afeta. O bloqueio do cartão é uma ação de segurança para garantir os créditos.

Apenas se nessa consulta o cartão for recarregado. Isso acontece , pois a recarga realizada atualiza o cartão como sendo a última utilização.

A recarga é enviada para os validadores das três linhas de ônibus ou do meio de transporte mais utilizado nos últimos 30 dias de uso. Consulte em: https://www.cartaoriocard.com.br/rcc/paraVoce/validacaoRecarga para onde sua recarga foi enviada.
Lá, você deve digitar o número do cartão e o número de série para localizar o meio de transporte ou as três linhas mais utilizadas.

Por medidas de segurança, as recargas ficam disponíveis para serem inseridas nos cartões através dos validadores por um período de 120 dias. Após este prazo, as recargas serão efetuadas somente nos Terminais de Consulta. Para localizar o Terminal de Consulta mais próximo, acesse: mapa.riocard.com

Esta situação pode acontecer quando, no decorrer do processo de produção do cartão, o usuário adquiriu um outro cartão. O sistema identifica essa aquisição e suspende o envio do novo cartão solicitado anteriormente.
Em casos como esse ou de divergência de informações, entre em contato com o RioCard Responde através do telefone (21) 2127-4000, nas redes sociais ou vá até uma loja RioCard, para solicitar a devolução da taxa de entrega.

Clique em “Login”, no campo “esqueci o login ou senha/senha bloqueada” informar CPF/CNPJ/CEI> digitar o texto da imagem > clicar em enviar. Obs.: O sistema enviará uma senha provisória para o e-mail cadastrado, que deverá ser utilizada para acessar a área de alteração para a nova senha do comprador. A senha provisória expirará em um curto período de tempo, sendo então necessária a troca imediata da mesma. O sistema pedirá imediatamente que altere a senha para outra de sua preferência. Você deve utilizar uma combinação de letras, ou letras e números, contendo entre 06 e 08 dígitos. Confirme a nova senha e clique em alterar.

Após entrar com seu login e senha, vá ao menu “cartões”, clique em “desbloquear cartões”, marcar a opção “desbloquear todos”, em seguida “confirmar”.

Após entrar com seu login e senha, vá ao menu “relatórios”, clique na opção “saldo e informações de uso”, digite o número do cartão desejado, em seguida informe mês/ano e digite o texto da imagem abaixo, e clique em enviar. Nesta tela, o comprador visualizará todas as utilizações (empresas, linhas, tarifas, quantidade de viagens), data e valor da recarga efetuada no mês escolhido, bem como o saldo do cartão.

Sim. Basta o comprador dirigir-se à uma das lojas RioCard, com original e cópia de R.G e CPF, além do cartão em perfeito estado. Deverá ser preenchido um formulário na loja e o prazo para devolução dos créditos é de até 30 dias.

Se o comprador e o usuário do cartão forem a mesma pessoa (ex: PF x PF, mesmo nome e documento), o resgate poderá ser realizado, com devolução dos créditos por depósito em conta.

Se o cartão for ao portador não cadastrado (ex: adquirido nas máquinas de recarga ou bilheterias), para realizar o resgate de crédito é necessário apresentar o comprovante de compra do cartão/créditos.

Sim, basta o próprio comprador dirigir-se a qualquer loja RioCard para devolver o cartão, com original e cópia de R.G e CPF.  O saldo residual, se existir, será devolvido para a bolsa de crédito do comprador em até 30 dias.

Por determinação da Setrans (Secretaria Estadual de Transportes do Rio de Janeiro), periodicamente a RioCard recebe um arquivo oriundo da Secretaria de Fazenda com uma lista de cartões que deverão ser cancelados pois não constam na lista de CPFs ativos.Caso deseje solicitar novo cartão e resgatar seus créditos, vá a uma loja RioCard portando RG e CPF originais.

Basta devolver o cartão Expresso em qualquer loja RioCard e solicitar a liberação do seu CPF associado ao Bilhete Único Intermunicipal. O CPF estará disponível para associar ao novo cartão em até 10 dias.

Bilhete Único Intermunicipal

O Bilhete Único Intermunicipal é um benefício tarifário instituído pela Lei 5.628/09 que possibilita a utilização de no mínimo um transporte intermunicipal, dentro de um período determinado, na região metropolitana no Rio de Janeiro.

Intervalo máximo entre os transbordos: 3 horas.

Intervalo mínimo entre integrações de ida e volta: 1 hora.

* Para verificar os valores das integrações, clique aqui.

De acordo com a Lei nº 7.506/16, e Decretos 45.746/16 e 45.895/17 terá direito ao benefício do Bilhete Único Intermunicipal pessoas com idade acima de 05 anos e máxima de 64 anos, moradores do Estado do Rio de Janeiro, com renda mensal de até R$ 5.839,45.

O Bilhete Único Intermunicipal é um benefício que possibilita a utilização de no mínimo um transporte intermunicipal, dentro de um período determinado, dentro de um período determinado, na região metropolitana no Rio de Janeiro.

São considerados meios de transportes intermunicipais: ônibus intermunicipal, trens da Supervia e Barcas.

São considerados transportes municipais: MetrôRio, ônibus municipais, BRT, VLT e algumas estações da Supervia dentro do município do Rio.

Como o benefício do Bilhete Único Intermunicipal está habilitado dentro de um cartão RioCard, ele pode ser utilizado para pagar qualquer valor de passagem com tarifa integral em qualquer meio de transporte mesmo que não tenha integração de Bilhete Único Intermunicipal.

Sim. Neste caso você pagará a tarifa comum da localidade em questão.

Sim. Se você já tem um cartão expresso em mãos, será necessário:

• Se cadastrar no site: https://www.cartaoriocard.com.br/rcc/paraVoce
• Acessar o site da Setrans www.riobilheteunico.com.br/declaracao para declarar sua renda mensal;
• Cadastrar seu cartão expresso no site www.cartaoriocard.com.br/paravoce associando seu CPF.

A Setrans (Secretaria Estadual de Transportes do Rio de Janeiro) por determinação legal através de decreto, regulamentou a possibilidade de um cartão ter o seu Bilhete Único suspenso por alguns critérios, tais como menores de 5 anos, maiores de 65 anos, renda acima de R$ 5.839,45 e uso indevido do benefício. Neste caso a própria Setrans suspende o benefício do bilhete único do cartão.

A suspensão por renda pode ser revogada se o usuário passar a possuir renda menor que o valor estipulado no Lei 8297/19. Para isso, será necessário declarar a nova renda no site https://www.riobilheteunico.com.br/declaracao/login e depois seguir o passo a passo explicado no documento abaixo:

reativacao-beneficio-apos-declaracao-renda.pdf Passo a passo para reativação do benefício do Bilhete Único Intermunicipal

Atenção: a opção para habilitar o Bilhete Único estará disponível na área do comprador do site RioCard a partir do dia seguinte ao da realização da declaração de renda.

Para completar o processo de reativação, o cliente deverá encostar seu RioCard em um validador nas três linhas de ônibus mais utilizados, após 48h, ou em um terminal de consulta RioCard a qualquer momento após a realização do procedimento do site.

Não. Seu cartão continuará válido, não havendo interferência nem no uso nem no saldo do mesmo. O benefício tarifário do Bilhete Único Intermunicipal, isto é, o desconto na integração entre meios de transporte abrangidos por este benefício, deixará de ser concedido para clientes com 65 anos ou mais pois o cartão terá este benefício suspenso.

Não. Seu cartão continuará válido, não havendo interferência nem no uso nem no saldo do mesmo. O benefício tarifário do Bilhete Único Intermunicipal, isto é, o desconto na integração entre meios de transporte abrangidos por este benefício, deixará de ser concedido para clientes com 05 anos ou menos. Crianças de até 05 anos não pagam passagem, bastando apenas apresentação de documento que comprove a idade.

De acordo com a Lei nº 5628/10, que estabelece o Bilhete Único Intermunicipal como um benefício individual, não é permitido um usuário ter o benefício em mais de um cartão com o mesmo CPF. O sistema permite que o usuário possa ter mais de um cartão, desde que apenas um esteja vinculado ao CPF e ao benefício do Bilhete Único.

O primeiro passo será realizar uma nova declaração de renda no site da Setrans: www.riobilheteunico.com.br/declaracao/

Atenção: a opção para habilitar o Bilhete Único estará disponível na área do comprador do site RioCard a partir do dia seguinte ao da realização da declaração de renda.

reativacao-beneficio-apos-declaracao-renda.pdf Passo a passo para reativação do benefício do Bilhete Único Intermunicipal após a nova declaração de renda.

O prazo para habilitação do Bilhete Único Intermunicipal no cartão após o processo via site é de até 48h, encostando o cartão em uma das 3 linhas de ônibus ou meio de transporte mais utilizados, ou imediatamente, encostando o cartão em um terminal de consulta.

É necessário fazer a declaração de renda para manutenção do benefício e sempre que sua renda mudar. Caso já tenha feito, você pode consultar no site da Setrans a data para renovação.

Apenas para os novos cartões é necessário fazer a declaração imediatamente para que seja possível habilitar o Bilhete Único Intermunicipal.

É importante que o usuário, que foi desligado de uma empresa, certifique-se de que o empregador no ato da rescisão tenha desvinculado a renda do CPF do usuário no site da Setrans (https://www.riobilheteunico.com.br/declaracao/login). Caso isso não tenha sido realizado, o sistema somará automaticamente as duas rendas, e o usuário perderá o direito ao Bilhete Único Intermunicipal.
É importante esclarecer que o usuário não pode ter no seu CPF o somatório de renda superior ao limite estabelecido pelo Governo do Estado do Rio, de R$ 5.839,45, para concessão do BUI.

Se sua senha do site RioCard expirou, o seu acesso ao site da Setrans para a declaração também estará indisponível. Você precisa primeiro alterar a sua senha no site RioCard, entrar com seu novo login e senha e somente depois disso acessar o site da Setrans para realizar a declaração de renda.

A declaração de renda deve ser feita a cada mudança de renda, seja aumento ou redução, e também periodicamente conforme indicado no próprio site da Setrans.

Por determinação da SETRANS (Secretaria de Estado de Transportes), nenhum direito remuneratório e/ou indenizatório, eventual ou regular poderá ser desconsiderado para efeitos da aferição da renda mensal. Assim sendo, todos deverão ser considerados para efeitos de cálculo da renda mensal bruta auferida.

Ou seja, no momento da declaração, usuários que recebam somados à seus salários direitos como vale-transporte, vale-refeição, vale-alimentação e outros, terão sua renda declarada considerando a somatória de todos os valores recebidos.

Vá a Loja RioCard Nilo Peçanha (Av. Nilo Peçanha, 26A – Centro – Rio de Janeiro) portando original e cópia de sua identidade, CPF e comprovante de residência dos últimos 3 meses em nome do próprio (apenas contas de consumo – água, luz, telefone ou gás) e realize na hora a sua declaração de renda mensal. De acordo com a lei 7.505 de 2016, moradores de Paquetá e Ilha Grande que possuam o benefício do Bilhete Único Intermunicipal têm direito à gratuidade nas Barcas (para possuir o Bilhete Único Intermunicipal é preciso ter renda mensal inferior à R$ 3.000,00). Os moradores que não tem direito ao Bilhete Único Intermunicipal ou tenham renda superior à R$ 3.000,00 pagam 50% do valor da tarifa.

Gratuidade

Dúvidas - Site do Aluno (SEEDUC)

Na área Quero me cadastrar, deverá informar a matrícula e o nome completo, após deverá clicar na seta para confirmar.

O site confirmará a solicitação e enviará um e-mail com as instruções continuar o cadastro.

Acesse o e-mail cadastrado junto à escola, onde visualizará a mensagem enviada pelo sistema. Na mensagem conterá um link, com direcionamento à tela para finalização do cadastro.

 

O aluno deverá procurar a secretaria da sua escola e verificar as informações do seu cadastro.

O aluno poderá efetuar o envio da foto pelo site se no cadastro não houver foto. Para incluir foto, o aluno deverá:

a) clicar em Solicitar cartão

b) clicar no ícone Incluir Foto

c) Uma nova janela surgirá, e nela, o aluno deverá selecionar sua foto e clicar no botão Abrir;

d) A foto será enviada para o site e será exibida para possa selecionar o melhor corte da imagem;

e) O aluno deverá clicar dentro do quadrado branco e arrastá-lo para o centro do rosto;

f) Após, deverá clicar em Confirmar Dados.

Observação: Certifique-se que todos os seus dados estejam corretos

• Deve pertencer ao próprio aluno e ser recente;
• O fundo deve ser claro;
• Deve conter apenas os ombros e rosto do aluno. Sua face deverá estar centralizada;
• Você não poderá estar de óculos e/ou chapéu, boné e afins;
• A foto deverá possuir até 32 Kb;
• Formato JPEG (“.jpg”)

Procurando a secretaria da sua escola e solicitando a alteração do seu cadastro. Não será possível atualizar o cadastro pelo Site do Aluno.

O aluno poderá procurar a secretaria da sua escola e solicitar a verificação das informações do seu cadastro.

Não, para qualquer questão relacionada ao cartão deverá utilizar o Site do Aluno, através do https://aluno.riocard.com/acesso/login

Preferencialmente no banco Itaú, em qualquer banco ou Casas Lotéricas até o vencimento do boleto.

O vencimento do boleto é de 15 dias após a solicitação do cartão.

Se você não conseguiu pagar o boleto até a data de vencimento, vá até o site e emita um novo boleto.

Você poderá solicitar a segunda via através do site. O cartão anterior, será cancelado automaticamente. Poderá também solicitar a isenção do pagamento do boleto, em caso de cancelamento do cartão por roubo ou furto, mediante a apresentação do Boletim de Ocorrência em uma loja RioCard. Saiba mais: (21) 4003-3737

Você deverá aguardar a constatação do pagamento, que poderá levar até 2 dias úteis. Após a confirmação, o cartão será emitido e direcionado à escola.

Não. Você deverá confirmar o recebimento do cartão através do site clicando no botão confirmar recebimento.

Por favor, verifique com a sua escola o número da sua matrícula ativa.

Você deverá se dirigir à sua escola e verificar as informações do seu cadastro.

Procure a secretaria da sua escola para verificar o e-mail vinculado ao seu cadastro.

Sim. Assim que recebê-lo, desbloqueie o cartão no site através do menu Confirmar Recebimento e aguarde até 48h úteis para utilizá-lo.

A sua senha deverá possuir de 6 a 10 caracteres, dentre eles pelo menos 1 letra e 1 número.

Você poderá acessar o site pelos navegadores Internet Explorer 10 ou superior, Mozilla Firefox e Google Chrome.

Para alterar a sua senha, clique na opção “Esqueci minha senha”. Você deverá informar seu e-mail de cadastro para enviarmos o link para a alteração da sua senha. Ao clicar nesse link enviado, você será direcionado para uma tela solicitando a informação da nova senha e confirmação da mesma.

Vale Social

É um benefício concedido para deslocamento através de transporte rodoviário intermunicipal, metroviário, ferroviário ou aquaviário sob administração estadual para a realização de tratamentos médicos ou medicamentosos, de forma frequente, continuada e sem interrupção em ambientes hospitalares, bem como para aquisição de medicamentos em órgão público de saúde.

Pessoas portadoras de deficiência e pessoas portadoras de doença crônica de natureza física ou mental, cuja interrupção no tratamento possa acarretar risco de morte.

A decisão sobre as solicitações de Vale Social é de responsabilidade da Secretaria de Estado de Transportes do Estado do Rio de Janeiro (Setrans).

Caso deseje verificar se tem direito ao benefício, dirija-se a um dos postos de cadastramento nas unidades da Setrans, da Fundação Leão XIII ou acesse www.valesocial.rj.gov.br/formularios, onde será obtido, inclusive, o formulário de cadastramento e serão informados os documentos necessários para apresentação.

Após o prazo informado no momento da solicitação o interessado poderá verificar a concessão do benefício através da Central de atendimento da Setrans ou no local de entrada do benefício.

RioCard Especial

Na maioria dos municípios no Estado do Rio de Janeiro, a Lei permite ao beneficiário viajar gratuitamente em linhas municipais nos ônibus convencionais de duas portas, sem ar-condicionado, nos microônibus urbanos sem ar-condicionado e no VLT (Veículo leve sobre trilho).

Os beneficiários de gratuidades estabelecidas em legislação de municípios do Estado do Rio de Janeiro. Para saber como funciona o benefício no seu município entre em contato com o telefone (21) 4003-3737.

Para informações, ligue para (21) 4003-3737.

O cartão que ficar mais de 120 dias sem utilização será bloqueado, por questões de segurança.
Você poderá efetuar o desbloqueio comparecendo a uma loja RioCard de Gratuidade ou Multisserviços e solicitar a análise e desbloqueio do cartão.

Entre em contato com o RioCard Responde através do telefone (21) 4003-3737.

RioCard Escolar

É um benefício utilizado para o deslocamento entre a residência do aluno e o estabelecimento de ensino onde estiver regularmente matriculado e vice-versa, com variações previstas na legislação estadual e municipal que devem ser observadas caso a caso. O uso do cartão eletrônico pelos alunos da rede pública de ensino fundamental e ensino médio não os dispensa do uso do uniforme para ingresso gratuito no transporte público de passageiros por ônibus.

Os cartões de isenção do pagamento de tarifa para estudantes são emitidos de acordo com os dados cadastrais fornecidos pelo órgão público competente, observadas a legislação estadual e municipal aplicável.

Para agendar seu comparecimento à loja clique aqui ou entre em contato com o RioCard Responde através do telefone (21) 4003-3737.

 

RioCard Sênior

Cidadãos idosos com 65 anos completos devem solicitar seu cartão no município de residência. Alguns municípios possuem lei orgânica para concessão do benefício para pessoas com 60 a 64 anos, de acordo com o decreto 45.746 (veja aqui). O usuário que obtiver o RioCard Sênior não poderá possuir um Bilhete Único Intermunicipal cadastrado ao seu CPF.

Para agendar seu comparecimento à loja clique aqui ou entre em contato com o RioCard Responde através do telefone (21) 4003-3737.

 

Passe Livre Universitário

De acordo com o Decreto 38.280, o cartão de gratuidade para os universitários do município do Rio de Janeiro permitirá o uso no transporte coletivo por ônibus municipais, BRT e VLT, regidos pela norma ABNT- NBR 15.570. Este cartão não poderá ser utilizado para viagens em trens, metrô, barcas e linhas Intermunicipais ou linhas municipais fora do município do Rio.

Estudantes do ensino superior matriculados nos cursos de graduação presencial de instituições de ensino no Município do Rio de Janeiro, desde que bolsistas do Programa Universidade para Todos – ProUni – do Ministério da Educação ou alunos cotistas, beneficiários das políticas públicas afirmativas, ou alunos com renda familiar per capita de até um salário mínimo. O benefício da gratuidade de que trata este Decreto só poderá ser utilizado pelos estudantes contemplados na legislação, que residam no município do Rio de Janeiro e que se encontrem efetivamente matriculados e com frequência comprovada semestralmente. O benefício só poderá ser utilizado por seu beneficiário, sendo proibido transferi-lo a terceiros ou comercializá-lo.

Não. Mesmo que o aluno estude em cursos diferentes, com o benefício de cotas e/ou bolsa ProUni, terá direito a apenas 1 cartão.

O cartão do benefício do Passe Livre Universitário substitui o cartão Bilhete Único Universitário. Os alunos que atendem ao Decreto 38.280 e possuem o cartão BUC Universitário devem efetuar o agendamento para cadastro do novo cartão. O cartão BUC Universitário deverá ser utilizado até o saldo ser esgotado, quando então será cancelado.

O benefício do Passe Livre Universitário permitirá ao aluno até quatro viagens por dia, podendo utilizar este limite para realizar até 2 (duas) integrações do Bilhete Único Carioca.
Cada integração do Bilhete Único Carioca (com transbordo) é contabilizada no limite mensal apenas como 1 (uma) viagem. O Decreto 38.280 de 29 de Janeiro de 2014, que instituiu o Passe Livre Universitário, não contempla seu uso durante as férias e recessos, por este motivo, seu uso será permitido somente no período letivo disponibilizado por cada Unidade de Ensino.

4 viagens por dia;
76 viagens ao mês;
Os estudantes que não utilizarem o limite citado não poderão transferir o saldo não utilizado para os meses subsequentes.

Sim. O cartão do benefício do Passe Livre Universitário é entregue ao estudante, no dia agendado, pronto para uso.

A primeira via é gratuita. Em caso de perda ou roubo, deve ser solicitada 2ª via, devendo ser pago o valor vigente da época.

Clique aqui para informar seus dados e agendar o comparecimento no posto de atendimento. Escolha o local e o horário. No dia agendado deverá ser apresentada toda a documentação necessária.

Se o aluno não comparecer na data marcada deverá reagendar. Para reagendar clique aqui a qualquer momento, podendo ser selecionado outro posto.

Você deverá efetuar o depósito do valor de 2ª via e agendar seu atendimento em um posto da gratuidade para emissão do novo cartão, ao efetuar o agendamento de 2° via é iniciado o processo de cancelamento do cartão, não podendo ser revertido.

Além do comprovante de pagamento, você deverá levar toda a documentação requerida para renovação do seu benefício.

O depósito só pode ser efetuado diretamente no caixa, com o funcionário do banco. Não é aceito depósito em caixa eletrônico, nem transferência.

Banco: ITAU Agência: 8219 Conta Corrente: 92345-8
Valor: Sete vezes o valor da tarifa dos ônibus municipais do Rio de Janeiro. Caso deseje saber o valor da tarifa, clique aqui.

Somente o próprio poderá comparecer no local.

Atenção: Para ter direito à isenção da taxa de segunda via, você deverá ter em mãos o boletim de ocorrência em cuja descrição conste o roubo do seu cartão RioCard.

Em caso de alteração do nome será necessário que o usuário solicite a emissão de 2ª via com o nome atualizado, com a realização do respectivo depósito. Para atualização de endereço ou outros dados dirija-se ao posto com a documentação atualizada. Não há geração de novo cartão.

É importante que o aluno preste atenção na mensagem que aparece no validador e entre em contato com o RioCard Responde, através do telefone (21) 4003-3737, para obter orientações.

O cartão é válido por 6 meses ou menos, caso o prazo de conclusão de curso seja menor que este período, a partir da data de cadastramento no posto. Ao final deste prazo clique aqui para obter orientações sobre como proceder para a sua renovação.

Menores de 5 anos

Crianças de até 5 anos não pagam passagem, bastando apenas apresentação de documento que comprove a idade.

Inclusão nome social

O próprio, a qualquer tempo. Ele deve se dirigir a uma das lojas da RioCard de atendimento da Gratuidade. No caso de aluno da rede SEEDUC, a solicitação deve ser feita diretamente à escola.

Os maiores de 18 anos podem fazer o requerimento sem a presença do responsável.

Para os menores de 18 anos (entre 12 e 17 anos), é necessária a presença do pai, mãe ou responsável legal:

 

Para aqueles que ainda não têm o nome social no Cartão, ou algum documento que reconheça o nome social:

  • Carta de próprio punho requerendo a inclusão do nome social;
  • Para maiores de 18 anos, autodeclaração preenchida e assinada (pode fazer isso na loja) acompanhada de um documento de identificação e número do CPF;
  • Para menores de 18 anos, declaração preenchida e assinada pelos pais (solicitar ou a presença dos pais, ou cópia e original dos seguintes documentos: a) carteira de identidade do responsável, b) comprovante do número de CPF do responsável).

*Para aqueles que já apresentam alguma declaração ou documento que reconheça o nome social:

  • Cópia do documento ou declaração que evidencie o nome social;
  • Autodeclaração preenchida e assinada pelo próprio, independentemente da idade;

Os dois nomes: o social e o civil.